quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Brasil, um país "democrático"

No dia 15 de Novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República Federativa do Brasil. A partir daí, o Brasil se tornou um país repúblicano, excluindo a monarquia como forma de governo.
Como todos sabem, a democracia prevalece nos países republicanos. No Brasil não foi diferente e depois da proclamação da república, começamos a viver em uma democracia, onde um presidente seria eleito através do voto da população (no começo, nem toda a população tinha o direito de votar.).
Hoje em dia, a democracia prevalece no Brasil. Entretanto, coisas que para alguns são imperceptíveis acabam fazendo algumas pessoas duvidarem da democracia.

Uma dessas coisas é o voto obrigatório. É dever do cidadão escolher seus representantes, seja da sua cidade, estado ou do seu país. Porém, por que a pessoa é obrigada a votar em alguém? Apesar da multa ser pequena, muitas pessoas votam em qualquer canditado, sem ao menos conhecê-lo bem. Na minha opinião, o voto facultativo faria com que melhores representantes fossem eleitos, já que as pessoas que "não se importam com o país" não iriam ajudar a eleger Tiriricas da vida.

Outra obrigatoriedade é o alistamento militar dos brasileiros do sexo masculino aos 18 anos. Nós (homens) acabamos sofrendo consequências no período que você se alista até a apresentação no quartel, já que você não consegue nenhum emprego de carteira assinada, além de ficar pendente no serviço militar e ter que voltar diversas vezes até lá. É muito cansativo, sem dúvida.

Talvez se apenas os jovens que realmente tem o sonho de seguir carreira militar se alistassem, episódios como o daqueles soldados que dançaram funk ao som de uma montagem do hino nacional não aconteceriam.

Enfim, eu sonho que um dia realmente nosso país se torne democrático. Enquanto isso não acontece, teremos que nos contentar apenas e não viver sob o regime de uma ditadura.

Por Fernando Herminio

Um comentário: