segunda-feira, 25 de julho de 2011

Não cresçam antes do tempo, crianças!

Vejo que hoje em dia as crianças acabam “não tendo infância” devido a grande tecnologia que, erroneamente, é apresentada muito cedo a elas. E não é só a tecnologia, mas também coisas que, pelo menos antigamente, eram usadas apenas por crianças mais velhas.

Vídeo games de última geração, computadores potentes com grandes jogos, facilidade do acesso a internet. Essas coisas fatalmente tomaram conta das famosas brincadeiras como: esconde esconde, pique bandeira, pique pega, entre outras brincadeiras. Porém, será que realmente essas coisas são melhores do que as tradicionais “brincadeiras de criança”?

Vejamos no caso do vídeo game: há muitos jogos violentos, que mostram cenas de assassinato, guerras, etc. Logicamente, esses tipos de jogos são feitos para maiores de 16 ou 18 anos, dependendo do tipo de jogo, porém, infelizmente não há um controle de vendas, principalmente pela pirataria, então, fatalmente esses games param nas mãos de crianças.

A facilidade do acesso a internet acaba prejudicando também a criança, já que muitos pais acabam não verificando o que seu filho acessa na rede, o que os deixa muito perto de coisas que não devem ver como pornografia e, em alguns casos, pessoas que tem más intenções.

Agora, o que devemos fazer para protegermos as crianças dessas coisas, que, são boas, porém, pra quem tem uma idade já avançada para usá-las? Educando! Vamos incentivar as crianças a terem o hábito de ler mais, valorizar mais brincadeiras e não deixar que a tecnologia faça com que eles cresçam antes do momento certo.

Crianças, brinquem com seus amigos, joguem bola, andem de bicicleta sejam crianças enquanto crianças. Não fiquem chateadas, e esperem o tempo certo para usarem certas coisas. Assim, vocês, com certeza, serão melhores como pessoa.


Por Fernando Hermínio


2 comentários: